A Odontologia Veterinaria é a área da veterinária que estuda a anatomia, patologia, fisiologia e terapia dos problemas dentários dos animais. A saúde do animal, assim como a nossa, começa pela boca então é fundamental o acompanhamento dos seus dentes na rotina clínica.
A odontologia veterinária é uma das especialidades mais crescentes no mundo, afinal, hoje um cão pode ser tratado de fratura dental através da endodontia (tratamento de canal), ao invés de ser feita a extração e perder total o dente. A Diferença para a odontologia humana é a fisiologia, a anatomia do paciente e a forma de tratamento.
A doença mais comum em cães e gatos é a doença periodontal. Essa doença geralmente é percebida pelo dono do pet pelo mal hálito, sangramento da gengiva e pela presença do tártaro. O tártaro se forma sobre a superfície dentária causando a inflamação e infecção de todas as estruturas que estão redor dos dentes.
A inflamação dessas estruturas, como a gengiva, leva à mobilidade dentária e até a perdas dos dentes.
E como pior consequência, estudos já comprovam que essa infecção localizada na boca pode se espalhar para o organismo todo, agravando problemas cardíacos, renais, articulares e respiratórios.
Felizmente hoje em dia nossos pets ja podem ter grande parte dos tratamentos que existem para nós, como: