A MTC é uma ciência médica milenar que visa restabelecer a saúde do paciente através de um todo, ou seja, através do equilíbrio energético sistêmico. A Acupuntura e a Fitoterapia Chinesa, juntamente com a dieto-terapia, são bases importantíssimas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) criada há mais de 5.000 anos a.C.
Quando o animal está enfermo, os sinais clínicos aparecem porque há um desequilíbrio da energia vital. Visa o reequilíbrio do paciente agindo diretamente na causa da enfermidade e não somente nos sintomas. Para poder atuar no organismo, a MTC faz uso de metáforas que descrevem as patologias de acordo com as suas semelhanças com os elementos da Natureza.
Dessa forma, as metáforas da Medicina Chinesa descrevem as enfermidades infecciosas como quadros de Calor, as virais e osteomusculares de Frio, as neurológicas de Vento, as respiratórias de Secura e as dermatológicas e exsudativas de Umidade. O mecanismo metafórico usado para a “regulagem” dos Feedback positivo e negativo entre os órgãos (assim como ocorre com o sistema endócrino na Medicina Ocidental) é o dos Cinco Movimentos.
Atualmente diversas pesquisas científicas comprovam a eficácia da MTC no tratamento de diversas doenças, inclusive paras as enfermidades “tidas como incuráveis” com o uso dos tratamentos convencionais, tais como a Cinomose. Dessa forma, podemos oferecer aos animais outra opção com manutenção da qualidade de vida e bem estar geral.
No corpo de todos os seres vivos existem Meridianos ou Canais, chamada de Qi onde essa energia vital percorre, e os pontos de acupuntura são os locais onde existe a maior concentração de Qi. A acupuntura consiste na técnica de inserção de finíssimas agulhas nos acupontos para estimular e mobilizar o Qi existente equilibrando assim o sistema energético do animal. A fitoterapia chinesa é a utilização de diversos fitoterápicas como raízes, folhas, flores, sementes, minérios, cascas, etc, visando o mesmo equilíbrio energético do organismo, bem como proporcionando também um efeito farmacológico.
“Nós temos uma energia chamada Qi, que circula por todo o corpo 24 horas por dia. Várias formas de Qi, assim como ‘lin e Yang, fluem por canais chamados Meridianos que forneces cada Sistema Orgânico energia e nutrientes. Se esta energia está em Equilíbrio e o fluxo é livre e suave por todo o corpo, teremos Harmonia e Saúde. Se a energia é interrompida no seu fluxo ou foi contaminada, teremos patologias clinicas visíveis no corpo físico. Isto pode também incluir aspectos mentais”.
Priscila Taylor Limehouse, DVM, CVA
Veterinárias Responsáveis: