O médico veterinário especializado em endocrinologia veterinária tem por objetivo atuar na prevenção, no diagnóstico, no tratamento e na reabilitação da saúde dos pets que apresentam doenças endócrinas, ou seja, que afetam as glândulas produtoras de hormônios (glândulas endócrinas). Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente. As doenças endócrinas mais frequentes são:
A endocrinologia além de ser uma especialidade que estuda os desequilíbrios hormonais, também estuda problemas relacionados ao metabolismo. Um exemplo de doença relacionada ao metabolismo é a obesidade uma doença grave, de incidência crescente entre cães e gatos, e responsável pela menor qualidade de vida dos animais de estimação. O excesso de peso diminui a expectativa de vida: cães obesos vivem em média dois anos a menos quando comparados aos cães com peso ideal. Em resumo, “gordinho” não é sinônimo de saúde!
Para se estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia ou doença metabólica é necessária uma avaliação completa do paciente, a qual deve incluir a história clínica do pet, um minucioso exame clínico, dosagens hormonais e testes funcionais. Estabelecido o diagnóstico, o tratamento a ser adotado deve levar em consideração o quadro clínico do paciente e a etiopatogenia (estudo das causas ou do desenvolvimento) da doença. O ideal é que o paciente seja acompanhado periodicamente, durante o tratamento, pelo médico veterinário.
Médico Veterinário Responsável:
Dr. Rodrigo Narciso de Castro (CRMV SP 25.113)